-->

**Aplicativo Pardal permite denúncias de irregularidades nas eleições municipais de 2024**

Eleitores brasileiros poderão denunciar irregularidades durante as eleições municipais de 2024 utilizando o aplicativo Pardal, disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014 e aprimorado nas eleições de 2020 e 2022, o aplicativo facilita a fiscalização de campanhas eleitorais, permitindo que cidadãos comuniquem casos de propaganda antecipada, compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder e uso indevido de meios de comunicação.

Nas eleições de 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno), os brasileiros escolherão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 5.569 municípios.

O Pardal contribui com o trabalho de apuração dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral (MPE), permitindo que denúncias sejam registradas com fotos, áudios ou vídeos.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima e são tratadas com sigilo.

Além de receber denúncias, o aplicativo oferece orientações sobre as permissões e restrições durante as campanhas, incluindo o uso de alto-falantes, carros de som, camisetas, adesivos e materiais gráficos.

Durante as eleições municipais de 2020, o aplicativo registrou 105.543 denúncias, enquanto, em 2022, o número caiu para 38.747.

A diminuição é atribuída ao período pandêmico e à extensão de cada fase eleitoral.

O estado de São Paulo liderou em número de denúncias em 2022, seguido por Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *