-->

O Banco Central anunciou que os testes para a nova modalidade de pagamentos por aproximação do PIX começarão em novembro deste ano.

A implementação completa dessa funcionalidade está prevista para fevereiro de 2025.

De acordo com o Banco Central, um ato normativo específico será publicado para definir as condições e limites da fase de testes, que será realizada em ambiente produtivo a partir de novembro.

A nova modalidade permitirá que os pagamentos sejam realizados por meio das carteiras virtuais, de forma semelhante ao que ocorre atualmente com cartões de débito e crédito.

Com essa tecnologia, os clientes poderão efetuar pagamentos apenas aproximando seus celulares do aparelho de cobrança, sem a necessidade de abrir o aplicativo da instituição financeira.

Para utilizar o PIX por aproximação, os clientes precisarão estar cadastrados no sistema de “open finance”, que permite o compartilhamento de dados bancários e históricos de transações com bancos e fintechs.

A participação nos testes será obrigatória para 99% das instituições envolvidas em transações de “iniciação de pagamentos” dentro do “open finance”.

O cronograma detalhado do projeto piloto ainda será definido. Além de facilitar pagamentos físicos, o novo sistema também permitirá que clientes realizem transações diretamente no ambiente de compras online, sem a necessidade de sair de e-commerces para concluir o pagamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *