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O empresário Luiz França Lima vive um momento especial na sua vitoriosa carreira de empreendedor. Aos 32 anos na gestão Visótica, uma das melhores óticas do Maranhão, passa a ampliar seu portfólio de produtos com a parceria com a empresa cearense Roma Joias, expert em semijoias folheadas a ouro 18K, com 15 milésimos de ouro, acima da média do mercado que é de 5 milésimos, e um custo até 30% menor.
Os empresários e irmãos Luiz França Lima e Henrique Lima responsáveis pelo sucesso da marca Roma Joias no Maranhão e com forte atuação no Ceará e Goiás (Fotos/Divulgação)

As semijoias já estão disponíveis em todas as lojas Visótica de São Luís: duas no centro da cidade e duas no Maiobão. Trabalhando com as melhores lentes e armações de óculos da capital, a rotina da Visótica segue normal inclusive sempre com promoções de produtos: “Cobrimos qualquer oferta da concorrência facilitamos sua consulta e entregamos seus óculos em até uma hora”, diz a propaganda da Visótica.

Aliás garantir qualidade e melhor preço sempre foi a sua marca em todas as lojas da rede fundada em 3 de dezembro de 1992 e já com uma longa história de sucessos e desafios. Ressaltando que ao lado de Luiz França Lima, sempre esteve sua sócia Francisca Vanilda Bezerra (e ex esposa), também idealizadora da empresa.

Outra história de sucesso

Já a primeira loja multimarcas Roma foi inaugurada no centro da capital cearense em 1993, quando o empreendedor Henrique Lima, irmão de Luiz França, tinha 20 anos.

A segunda loja foi inaugurada após dois anos, também em Fortaleza. Para atrair mais revendedoras, Lima oferecia treinamentos aos fins de semana. Com duas lojas, a Roma já contava com 100 revendedoras. “Eu ensinava como fazer a gestão da certeira de clientes, como cobrar as vendas e com isso conquistei mais revendedoras”, diz.

Trinta anos depois, Henrique Lima se orgulha do império de semijoiais que construiu. Com 10 lojas e forte atuação no Ceará e em Goiás, o Grupo Roma conta com 6.000 revendedoras. Em 2023, o faturamento foi de R$ 80 milhões.

O mercado de venda direta emprega atualmente mais 3,5 milhões de empreendedores independentes, segundo a Associação Brasileira de Venda Direta (ABDV) e se popularizou no imaginário brasileiro com revendedoras de grandes marcas como Natura, Boticário e Avon.

“Sempre busquei as peças com maior qualidade no mercado por respeito e responsabilidade com as revendedoras. Sei que a venda direta é o sustento de muitas famílias”, diz o empreendedor.

A marca própria e o plano de expansão

Em 2024, as lojas Roma e seu exército de revendedoras vão deixar oficialmente de trabalhar com marcas parceiras para vender apenas peças de sua própria marca. Com investimento de R$ 15 milhões, as semijoais da Roma chegam ao mercado com um portfólio de 800 modelos e uma fábrica em Limeira, no interior de São Paulo, com capacidade de produzir 200 mil peças por mês.

A capacidade de produção vai aumentar para 800 mil peças e 1200 modelos no segundo semestre. Hoje as semijoais da Roma já representam 80% das vendas das revendedoras”, diz Henrique Lima.

Nedilson Machado | O Imparcial

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