-->

A capital maranhense, São Luís, está prestes a iniciar o curso “Memórias de Mulheres”, uma iniciativa que visa estimular mulheres periféricas, amazônicas e nordestinas a expressarem-se através de diversas formas de linguagem e a compartilhar suas memórias e experiências.

O curso será realizado aos sábados no Centro Cultural Vale Maranhão, e oferece 60 vagas exclusivas para o público feminino.

A iniciativa é uma colaboração entre o Instituto Odeon e a Universidade das Quebradas e marca a última etapa do projeto itinerante e gratuito de formação cultural que percorre o Brasil.

O projeto inclui outras formações culturais simultâneas em estados brasileiros, como o curso “Machado Quebradeiro” no Rio de Janeiro e “Visualidades Amazônicas” em Belém.

O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Instituto Odeon, Instituto Cultural Vale e Wilson Sons.

O curso será dividido em três módulos, abordando temas relacionados aos direitos das mulheres e técnicas para documentar e transformar memórias em literatura.

Os módulos incluem: trajetórias e memórias de lutas por direitos; aprendendo a documentar nossas próprias histórias; e como escrever e contar nossas memórias.

O quarto módulo será dedicado à produção de uma exposição com o material criado durante o curso. As participantes receberão uma bolsa de R$ 100,00 por mês.

Desde sua criação em 2009 pela escritora e pesquisadora Heloísa Teixeira e por Numa Ciro, a Universidade das Quebradas já formou mais de 500 alunos.

Em 2014, o curso passou a ser realizado no Museu de Arte do Rio, em parceria com a Escola do Olhar, área educativa do Museu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *