-->

O Governo do Estado, por meio da Maranhão Parcerias (Mapa), Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), possibilitou que pessoas com deficiência tivessem acesso à cultura, assegurando o transporte para o Arraial do Ipem e o retorno para casa com segurança, de forma gratuita.

A iniciativa intitulada ‘São João Inclusivo’ realizou 287 viagens, em que os beneficiários utilizaram vouchers disponibilizados por meio da parceria entre Mapa, MOB e Sedihpop com transportes por aplicativo, durante o funcionamento do arraial mais tradicional da cidade.

Para o presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, a parceria com a MOB e a Sedihpop tem como objetivo garantir a inclusão e o acesso à cultura.

“O objetivo da nossa parceria foi cumprido: garantir que pessoas com deficiência pudessem conhecer o Arraial do Ipem, curtir as atrações culturais do nosso estado, tendo acesso ao lazer, tudo com muita comodidade e segurança, sabendo que poderão sair de casa com tranquilidade e retornar sem surpresas desagradáveis. Nossa intenção com esse tipo de iniciativa é assegurar a inclusão, uma bandeira que vem sendo levantada pelo governador Carlos Brandão e pela primeira-dama, Larissa Brandão, por meio de uma série de ações que integram políticas públicas que levam acessibilidade e autonomia para pessoas com deficiência”, afirmou.

Já para o presidente da Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Adriano Sarney, o serviço foi essencial para que todos tivessem acesso às festividades juninas.

“Em mais uma parceria entre os órgãos do Governo do Estado, sob a orientação do governador Carlos Brandão, garantimos a democratização do maior São João do mundo para aquelas pessoas que mais precisam de um meio de locomoção acessível e prático. Com os vouchers, os usuários do Programa Travessia puderam ir e voltar do Arraial do Ipem com total conforto e autonomia. Estamos muito felizes com os resultados obtidos e temos certeza de que esse é o caminho certo para garantir um Maranhão ainda mais inclusivo”, afirmou.

Por sua vez, a secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Lília Raquel de Negreiros, também destacou a importância de iniciativas como essa.

“O acesso ao lazer é direito de todos. Em nosso São João tem inclusão, acolhimento, garantia dos direitos humanos e acesso à cultura com segurança e acessibilidade. Essa iniciativa mostra o nosso compromisso em acolher e promover inclusão social em todas as ações do Governo do Maranhão. As pessoas com deficiência importam para nós e merecem desfrutar de momentos de festa e alegria”, disse.

SÃO JOÃO INCLUSIVO

A empresa pública do Governo do Estado, Maranhão Parcerias (Mapa), possui o ‘TaxiGov’, serviço que permite o deslocamento de funcionários da administração pública e da iniciativa privada, por meio do transporte por aplicativo. Isso é possível graças a uma parceria da Mapa com a Uber, por exemplo.

Unindo esforços, Mapa, MOB e Sedihpop ofereceram o serviço, como mais uma opção para que pessoas com deficiência, usuárias do programa Travessia, pudessem fazer viagens com veículos por aplicativo, saindo das respectivas residências e indo em direção ao Arraial do Ipem, garantindo, também, o retorno para casa.

A iniciativa permitiu que os beneficiários tivessem mais comodidade, utilizando o serviço de forma gratuita, aproveitando o arraial com tranquilidade e segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *