-->

Com o Programa Cirurgias – Aqui, a Fila Anda, o Governo do Maranhão realizará o mutirão de cirurgias oncológicas no Hospital de Câncer do Maranhão, em São Luís. A ação executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) beneficiará, nesta primeira etapa, cerca de 30 pacientes, nos dias 27 e 28 de julho.


“Seguindo com o compromisso de acelerar as cirurgias no Maranhão, vamos realizar um mutirão de procedimentos oncológicos no Hospital de Câncer, em São Luís. As ações terão início nos dias 27 e 28 de julho e beneficiarão, inicialmente, trinta pacientes que aguardam por uma cirurgia urológica e onco-pélvica. Estamos trabalhando para zerar a fila para esses dois procedimentos e, em breve, comemorarmos mais esse avanço na saúde”, destacou o governador do Maranhão, Carlos Brandão, em rede social.

Na quinta-feira (11), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, esteve no Hospital de Câncer do Maranhão, e acompanhou o planejamento para a realização do mutirão de cirurgias oncológicas na unidade. “O nosso compromisso com o Programa Cirurgias – Aqui, a Fila Anda continua. A agenda para democratizar o acesso ao serviço de saúde segue com mais este investimento. Estamos trabalhando para incluir cada vez mais novas especialidades e atender as demandas da população”, pontuou.

Nesta etapa, as 30 cirurgias serão divididas em urológicas no sábado (27) e cirurgias de oncopelve (colo de útero, vagina, vulva e endométrio) no domingo (28). Os procedimentos continuarão ocorrendo ao longo da semana até o mês de dezembro deste ano. A meta é zerar a fila de espera por procedimentos nessas especialidades.

De acordo com a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Kátia Trovão, o atendimento irá iniciar pelas cirurgias urológicas e oncopelve. “Nos primeiros dois meses nosso objetivo é eliminar a espera desses dois procedimentos que são os maiores – 109 urológicas, na sua maioria câncer de pênis e 85 oncopelve. É importante explicar também que os procedimentos são de média complexidade, e não exigirão tratamento complementar com radio ou quimioterapia. Dessa forma, os pacientes poderão ter alta em até três dias”, explicou.

Também constam na programação cirurgias do aparelho digestivo, dermatologia, de cabeça e pescoço, bucomaxilo e torácica, entre outras. O diretor geral do Hospital de Câncer do Maranhão, Sérgio Catardo, ressaltou a celeridade do atendimento com o Programa Cirurgias – Aqui, a Fila Anda. “A gente fica muito feliz contribuir para que essa fila seja eliminada. Essa sempre foi uma preocupação do governo, e o mutirão permite que as pessoas tenham acesso com maior rapidez”.

A visita da equipe da SES também foi acompanhada pelo diretor técnico do Hospital de Câncer do Maranhão, o cirurgião oncológico Leoberth Araújo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *