-->

A Polícia Federal (PF) instaurou um inquérito para investigar a instalação de pelo menos um “dispositivo irregular” na rede de computadores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O órgão, vinculado ao Ministério da Previdência Social, é responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais a cerca de 110 milhões de pessoas.

Segundo a assessoria do INSS, o “dispositivo irregular” foi identificado no final de junho por uma equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação do próprio instituto.

A descoberta ocorreu durante uma varredura nos aparelhos do edifício-sede, localizado em Brasília, que estão interconectados à rede de computadores do órgão.

Embora a instalação do dispositivo tenha causado um comportamento anômalo na rede, até o momento não há indícios de vazamento de informações ou comprometimento de senhas de servidores.

A rede interna do INSS é criptografada e exige certificado digital, login na VPN (Rede Privada Virtual), validação em dois fatores, entre outras medidas de segurança.

Assim que o problema foi identificado, o INSS acionou a Polícia Federal e realizou a alteração das senhas de segurança para acesso aos sistemas afetados.

As investigações continuam em andamento para esclarecer os detalhes sobre a instalação e o propósito do dispositivo irregular na rede do instituto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *