-->
Em sua apresentação, o coordenador destacou as perspectivas da ZPE para o setor industrial e a importância em qualificar mão de obra para as indústrias que serão instaladas
O coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão, Carlos Jorge Taborda, ministrou a palestra “Os impactos da ZPE no setor industrial do Maranhão”, nesta sexta-feira (26), no auditório EQT LAB, durante o Workshop Conectando Saberes: ZPE e seus impactos na sociedade maranhense, promovido pelo CREA/MA.
Em sua apresentação, o coordenador destacou as perspectivas da ZPE para o setor industrial e a importância em qualificar mão de obra para as indústrias que serão instaladas. Carlos Jorge Taborda citou o SENAI como ferramenta para a qualificação dos trabalhadores. A instituição é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, sendo referência no ensino profissionalizante.
Durante sua explanação foram apresentados números das exportações do Maranhão, tendo a China como o maior importador e a soja como o principal produto exportado. Também foi abordado que a ZPE desenvolve a cultura exportadora e fortalece a balança comercial, contribuindo para o desenvolvimento local e para a diminuição das desigualdades regionais.
A implantação de uma ZPE pode trazer diversos impactos positivos para as indústrias do estado, com destaque para: Incentivos fiscais e tributários; Melhoria da infraestrutura; Acesso a novos mercados; Geração de empregos; Qualificação de mão de obra; Atração de investimentos nacionais e estrangeiros; Desenvolvimento econômico regional e Desenvolvimento econômico regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *