-->

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) divulgou nesta segunda-feira, 15, dados preocupantes sobre o aumento no número de brasileiros com restrições na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devido a problemas de visão.

Em 2014, 14,4 milhões de motoristas tinham restrições, como uso obrigatório de óculos ou lentes corretivas, visão limitada após o pôr do sol ou visão monocular.

Este número subiu para 25,4 milhões em 2024, representando um aumento de 77%.

Segundo o levantamento baseado em informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), as restrições visuais agora correspondem a 91% de todas as anotações aplicadas às 27,9 milhões de CNHs emitidas no Brasil.

O aumento significativo é atribuído a vários fatores, incluindo o envelhecimento da população, exposição prolongada a telas digitais, e aumento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Estados como Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio de Janeiro apresentam as maiores proporções de CNHs com restrições, variando de 34% a 42% dos condutores. Em contraste, o Acre tem o menor percentual, com 20%.

Os tipos mais comuns de restrições incluem o uso de lentes corretivas para cerca de 25 milhões de motoristas, seguido por restrições de visão monocular com 351 mil casos, e impedimentos para dirigir à noite, afetando 152,1 mil condutores.

O processo de inclusão de anotações na CNH é realizado pelo médico do tráfego durante a avaliação prévia para concessão ou renovação da habilitação, onde são avaliadas diversas habilidades visuais e de reação do candidato ao dirigir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *