-->

São Luís sediará a 26ª edição do curso Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC Florestal), voltado a bombeiros militares e que inicia dia 5 de agosto. O treinamento o objetivo de atualizar e reforçar os conhecimentos dos bombeiros no combate a incêndios em áreas de vegetação.

Foto: CBMMA

Fruto de convênio entre o Governo do Maranhão e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o curso terá uma semana de aulas nos três turnos, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Maranhão, no Tibiri.

O treinamento, que acontece anualmente, é realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e segue padrão nacional. Pela terceira vez ocorre no Maranhão e terá participação de 60 praças e oficiais. “Com esta capacitação, os bombeiros estarão melhor preparados para responder às ocorrências e, o mais importante, poderão agir com mais rapidez para salvar vidas. Agradecemos ao governador Carlos Brandão e ao secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, pelo suporte nesta importante formação aos militares”, observa o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, que também atua como instrutor do curso.

Com uso de equipamentos especializados e métodos alternativos para extinção de fogo, o curso terá simulação de situações reais de incêndio, a fim de orientar os participantes sobre controle, combate e prevenção destas ocorrências. O coordenador da capacitação, coronel Cleyton Cruz, reforça que “o treinamento é de nível nacional e representa um avanço importante na formação dos nossos militares”. Integram a equipe de coordenação do treinamento, 30 bombeiros maranhenses e quatro da Força Nacional.

Após concluído o curso, os participantes farão estágio operacional nos municípios maranhenses para colocar os conhecimento em prática. Essa etapa terá 60 dias de duração.

Foto: CBMMA

A capacitação INC Florestal está alinhada ao Programa Estratégico de Segurança Pública da Amazônia (PESPAM-2023), integrado ao Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas) e no contexto da operação Maranhão Sem Queimadas 2024 e do CEDIF/MA – Comitê Estratégico para a Prevenção e Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *