O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação de dois homens que planejavam roubar um veículo e encomendas dos Correios em São Luís, Maranhão. O crime ocorreu em janeiro de 2021, quando um carteiro motorizado foi coagido por uma arma de fogo durante suas entregas no bairro da Cidade Operária. A Justiça Federal aplicou uma pena de 2 anos de reclusão para os réus, além do pagamento de multa.
Durante um patrulhamento da Polícia Militar, os agentes suspeitaram de um veículo dos Correios com uma pessoa não fardada no banco do carona. Ao abordarem o transporte, perceberam que se tratava de um assalto em andamento. A vítima relatou que os assaltantes usaram ameaças com uma arma de fogo e restringiram sua liberdade.
O revólver calibre 32 foi utilizado na ameaça, e posteriormente, descobriu-se que outros dois assaltantes estavam escondidos no compartimento de cargas do veículo. O juiz decidiu que, apesar de haver provas de que o roubo foi cometido por três pessoas, um dos réus deveria responder separadamente pelo crime, desmembrando o processo.
Assim, dois dos envolvidos foram condenados por tentativa de roubo, uso de violência e ameaça com arma de fogo. O Código Penal prevê aumento da pena quando o crime é praticado por mais de um indivíduo e envolve restrição de liberdade da vítima. Além dos 2 anos de reclusão, eles também deverão pagar multa equivalente a 12 dias-multa, considerando o salário mínimo vigente na época do crime.