-->

O Maranhão passa a contar com uma estrutura completamente equipada para atendimento de pacientes sentenciados em processos penais e que possuem transtornos mentais. O Espaço de Cuidados Psicossociais: Enfermaria de Saúde Mental foi inaugurado nesta segunda-feira, 22, pelo governador Carlos Brandão. O local funciona como estrutura anexa ao Hospital Nina Rodrigues, no Monte Castelo.

Foto Divulgação

Todos os leitos são climatizados e possuem equipamentos extremamente modernos, além de um corpo de profissionais de saúde qualificado para atender bem os pacientes. Eu não tenho dúvida de que será um avanço e um marco para a história do Maranhão e do Brasil. Isso mostra a preocupação do nosso governo com todos os segmentos da sociedade civil, em especial aqueles que mais precisam”, informou o governador.

Foto Divulgação

O local possui 37 leitos, distribuídos em nove enfermarias, sendo oito masculinas e uma feminina. Além disso, a unidade conta com leito de isolamento, sala de estabilização, refeitório, sala de oficina terapêutica e área de vivência. Os pacientes terão acesso a uma equipe multidisciplinar, com clínico geral, psiquiatra, serviços de enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição, educação física, terapia ocupacional e apoio assistencial.

O Espaço de Cuidados Psicossociais será administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O titular da SES, Tiago Fernandes, explicou que a obra foi realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e planejada para atender da forma mais adequada possível os pacientes sentenciados em processos penais.

Foto Divulgação

É mais um compromisso do governador Carlos Brandão, agora na área da saúde mental entregando 37 leitos, um investimento na assistência à saúde. Isso demonstra a preocupação que o governo tem com todos os segmentos e, sobretudo, a ampliação da rede de saúde e a democratização do acesso ao serviço de saúde”, frisou Tiago Fernandes.

Para o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira, a obra garante o cumprimento da lei e o atendimento necessário aos sentenciados na área da saúde mental.

Este é um anseio de anos do sistema penitenciário, de ter um ambiente propício para que os pacientes sentenciados com transtorno mental possam cumprir a pena. Nos próximos dias, os internos que estão em uma ala a parte serão transferidos e o nosso pessoal que hoje faz a custódia dessas pessoas passará essa custódia aos servidores da saúde e irão retornar ao sistema prisional”, explicou.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, destacou a qualidade da obra realizada. Ele afirmou que foi uma demanda de alta prioridade determinada pelo governador. “Esta é uma obra feita com muito zelo e carinho, pois o governador Carlos Brandão é muito perfeccionista e cobra essa qualidade nas obras realizadas”, comentou.

A inauguração da unidade também foi acompanhada pelo juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, que elogiou o trabalho da gestão estadual para entregar o Espaço de Cuidados Psicossociais.

“Garantir a saúde mental das pessoas já é adequado fazer pelo simples fato de se proporcionar o direito a quem precisa, que são as pessoas com transtornos psiquiátricos. Então é muito importante fazê-lo. Durante o período de construção eu fiz questão de visitar a obra várias vezes e ver a obra concretizada merece que o Governo do Maranhão receba todas as homenagens”, observou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *