-->

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Ministério da Saúde promoveram, nesta quinta-feira (18), o acolhimento de 267 novos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), alocados em104 municípios do Maranhão. A solenidade aconteceu no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), em São Luís.


“O programa é a continuidade da expansão da rede de serviços de saúde desenvolvida desde o ano de 2015. A estratégia federal tem como foco a democratização do acesso aos serviços da saúde nos territórios, com o apoio do Programa Cuidar de Todos, do Governo do Maranhão, por meio da instrumentalização das mais de 2.500 Equipes de Saúde da Família (ESF) existentes, visando a melhoria da qualidade de vida dos hipertensos, diabéticos, gestantes e vacinação de crianças”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Durante o encontro de acolhimento, os profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) participaram das atividades sobre o Panorama do Provimento de Profissionais e Perspectiva; Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde no âmbito do Mais Médicos; Orientações para gestores e profissionais no curso de especializações de Medicina de Família e Comunidade; entre outros pontos.

O acolhimento reuniu profissionais da segunda e terceira chamada no edital nº 13, de 1º de julho de 2023, correspondente ao 31º ciclo. Eles vão se juntar aos 575 profissionais distribuídos em 210 municípios que já atendem pelo programa no estado, totalizando, agora, 842 profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB).


O médico Roniel Jardim Pereira assisteatua na Zona Rural de Itapecuru-Mirim, no Povoado Leite. “É a melhor oportunidade de a gente ir até a população com mais necessidade. São pessoas humildes que não têm condições de chegar até a cidade, mas que têm necessidade de ter por perto um profissional da saúde levando atendimento e também conhecimento que ajudarão a tratar as coisas mais básicas”.

Quem também participou do acolhimento foi Diego da Silva, médico que atua na Zona Rural de São Domingos do Maranhão, no Povoado Conduru. “Eu acredito que estou fazendo a diferença porque eu estou atuando com quem realmente precisa desse atendimento”.

O acolhimento atende ao protocolo do programa por meio de uma comissão composta pelo Governo do Estado, pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde e também pelo Ministério da Saúde, servindo como espaço de diálogo e de demonstração das necessidades dos territórios.


“O programa Mais Médicos vem no movimento de retomada. Trata-se de uma iniciativa interministerial que começou lá em 2013 com a parceria com o Ministério da Educação com o Ministério da Saúde, por isso esse momento é importante para destacar aos profissionais a relevância do programa, da atuação dele junto à população e mostrar que estamos juntos”, destacou a diretora substituta do Departamento de Apoio à Gestão da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Mariana Villela.

Presente na abertura, o apoiador institucional do Ministério da Educação, Jonas Neris salientou a importância do momento. “Estou muito feliz por estar vivenciando este grande momento para o estado do Maranhão, que é esse módulo de acolhimento. Nós que vivemos a política de provimento do Mais Médicos, nos alegramos de poder levar esses profissionais e aperfeiçoá-los para trazer a resposta às reais necessidades de saúde da população”.

“Temos buscado intensificar o Mais Médicos no intuito de levar os profissionais para todas as comunidades no Brasil. São médicos efetivamente trabalhando lá onde mais precisam, prestando atendimento de segunda a sexta-feira a fim de garantir mais dignidade e resolutividade na ponta”, acrescentou o superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Garreto.


Representando o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS), o secretário municipal de saúde de Vitória do Mearim, Tércio Bruno Maciel, pontuou que a meta é expandir a cobertura de saúde nos municípios. “O principal objetivo desse programa é trazer ao município a expansão dos trabalhos, a expansão da cobertura de saúde, dar o apoio para os municípios que tanto precisam. O COSEMS está aqui para apoiar todas as ações do Mais Médicos de forma cooperativa para que as ações sejam efetivas”.

Também participou da mesa de abertura a supervisora acadêmica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Maria Tereza Seabra Soares de Brito. A etapa de acolhimento local é fundamental para iniciar a integração, ensino-serviço e fortalecer a política de educação permanente prevista na lei que institui o Programa Mais Médicos para o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *