O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está conduzindo uma pesquisa para mapear projetos de mobilidade urbana em 21 cidades brasileiras, incluindo São Luís.
O foco do estudo está nas cidades com população superior a um milhão de habitantes, abordando projetos de média e alta capacidade, como metrôs, BRTs, VLTs e trens.
Essa informação foi divulgada pelo Estadão.
O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana, que contará com um investimento de R$ 27,8 milhões, será realizado ao longo de um ano em parceria com o Ministério das Cidades.
No início do estudo, o BNDES pretende mapear a qualificação técnica das empresas interessadas em participar do projeto.
Ao concluir o estudo, as cidades envolvidas deverão estar preparadas para buscar alternativas de financiamento.
Atualmente, o déficit de investimentos no setor de mobilidade urbana no Brasil é estimado em pelo menos R$ 300 bilhões, conforme dados de 2023 da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
As regiões abrangidas pelo projeto incluem Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Santos, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Goiânia, Distrito Federal, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Fortaleza, Belém e Manaus.
Os resultados do estudo também contribuirão para a formação de uma carteira de projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs), promovendo investimentos para a melhoria dos serviços públicos no contexto do Novo PAC.
São Luís merece a muito tempo um VLT chega de depender só de ônibus velhos lotados que só demoram e todos os anos causa transtornos a população com greves e paralisações, chega tá na hora de have concorrência para essas empresas que não respeitam os passageiros de coletivos.