“Eu estou feliz com o Fufuca, estou feliz com o Juscelino e estou feliz com a Sonia Guajajara”. Estas foram as palavras do presidente Lula (PT) que está em São Luís e concedeu entrevista a Rádio Mirante News na tarde desta sexta-feira, 21. O petista se referiu aos maranhenses André Fufuca, ministro do Esporte, Sônia Guajajara , ministra dos Povos Indígenas e Juscelino Filho, ministro das Comunicações em tom de reconhecimento pelos trabalhados dos três titulares de importantes pastas do governo federal.
Com relação ao fato de Juscelino Filho estar sendo indiciado por suposto desvio de emendas parlamentares para a pavimentação em vias da cidade de Vitorino Freire, no período em que atuava como deputado federal, Lula foi categórico ao afirmar que isso não significa que ele cometeu um erro. “Pra mim todo cidadão é inocente até que prove o contrário. Se o cidadão tem um pedido de indiciamento e ainda não foi concedido pela Procuradoria Geral da República e pelo Supremo Tribunal Federal, eu tenho que aguardar o processo.” Dito Isso, o presidente elogiou o ministro que, segundo ele, está prestando um bom serviço no governo, trabalhando para interconectar o Brasil inteiro..
Lula também falou durante entrevista sobre as críticas que recebeu ao indicar o ex-governador Edison Lobão como ministro de Minas e Energia. “Eu lembro que quando indiquei o Lobão para ser ministro algumas pessoas do meu partido ‘mas o Lobão que era de extrema direita’. Pois o Lobão foi uma figura excepcional no meu governo, um quadro político refinado pra discutir qualquer assunto e em qualquer área”, afirmou o presidente.
Outro maranhense citado na entrevista foi o ex-presidente José Sarney que conforme revelou Lula, foi quem fez o pedido de implantação de um corredor de transporte público na Avenida Litorânea, anunciado hoje, em ato público na praia do Olho d’Água, pelo presidente da República juntamente com a obra de expansão da via.
A Litorânea é uma via estratégica para a mobilidade na capital maranhense, proporcionando um eixo de transporte público que serve como alternativa às rotas congestionadas do centro. Serão investidos R$ 237 milhões nesta expansão, que irá implantar faixa exclusiva para ônibus na via, ampliando a conectividade regional e integrando dois importantes polos urbanos na área metropolitana.
O projeto integra o pacote de obras para o setor previstas no Novo PAC. A obra inclui a intervenção em 4,95 km de extensão, três faixas de tráfego em cada pista, sendo uma exclusiva para ônibus. Será iniciada no entroncamento com a Av. São Carlos (bairro Olho D’água) e as faixas de rolamento serão revestidas em concreto asfáltico — somando-se uma faixa extra para estacionamentos do lado esquerdo (no sentido da via em direção ao bairro Araçagi).
Do lado oposto, está prevista a construção de um passeio com 2,50 metros de largura construído em concreto. O projeto ainda prevê a construção de uma ciclovia com 2,50 metros de largura, toda em concreto. Quando pronta, a intervenção vai proporcionar o descongestionamento, aliviando o tráfego nas vias principais (sobrecarregadas atualmente) e melhorando a fluidez e a segurança do trânsito — inclusive para pedestres e ciclistas.