-->

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, anunciou a anulação do leilão do governo para a compra de arroz importado, realizado na última quinta-feira, 6, devido a suspeitas de irregularidades.

Pretto afirmou que um novo procedimento, “mais ajustado”, será realizado para garantir a contratação de empresas com capacidade técnica e financeira para fornecer arroz de qualidade a preços acessíveis para os consumidores.

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira, afirmou que o presidente Lula endossou a decisão de anular o leilão e convocar um novo.

No certame anterior, empresas sem histórico de atuação no mercado de cereais participaram e arremataram lotes, com um preço médio de cerca de R$ 25 por saco de 5 quilos.

A decisão de importar arroz foi tomada poucos dias após o início das enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional do grão.

As inundações afetaram significativamente a logística de transporte do arroz para o restante do país, mesmo com 80% da colheita já realizada.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, explicou que a compra visava evitar o aumento de preços, uma vez que nenhum atacadista, na época, tinha estoques para mais de 15 dias.

One thought on “Governo anula leilão para compra de arroz importado após suspeitas de irregularidades

  1. O tal leilão seria realizado com a participação do filho do Secretário de Política Agrícola, ou seja, leilão para beneficiar ‘alguém’.
    Pois bem, o tal Secretário da SPA-MAPA, foi exonerado há poucas horas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *