-->

O Ministério da Saúde autorizou estados e municípios a ampliar o público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue, especificamente para lotes com validade até 30 de junho e 31 de julho deste ano.

A medida visa evitar o desperdício de vacinas e será implementada de forma prioritária para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, ampliando a faixa etária anterior que era de 10 a 14 anos.

Caso não seja possível utilizar todas as doses de maneira oportuna nesse novo grupo etário, as secretarias de Saúde terão a opção de lançar campanhas para imunizar pessoas de 4 a 59 anos, faixa etária recomendada pelo fabricante da vacina utilizada no Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa ampliação temporária do público-alvo já havia sido adotada em abril devido à baixa procura e à proximidade do vencimento dos lotes.

Na época, a medida foi tomada para evitar perdas dos imunizantes com validade até 30 de abril.

O Ministério da Saúde não divulgou quantas doses estão disponíveis com vencimento em junho e julho, nem especificou quais estados e municípios possuem lotes prestes a expirar.

De acordo com nota técnica publicada pela pasta na última sexta-feira, 21, essa é uma estratégia temporária e excepcional aplicada exclusivamente às vacinas que terão seu prazo de validade encerrado nos meses mencionados.

O ministério estima que o Brasil receberá um total de 6,5 milhões de doses de vacinas contra a dengue ao longo deste ano.

Mesmo com a ampliação temporária do público-alvo, as autoridades locais são orientadas a adotar estratégias para garantir a administração da segunda dose do imunizante Qdenga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *