-->

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estabelece o piso salarial nacional para farmacêuticos legalmente habilitados e atuantes na profissão em R$ 6,5 mil.

Segundo o texto, haverá um acréscimo de 10% sobre esse piso para os farmacêuticos designados como responsáveis técnicos (RT) dos estabelecimentos.

O substitutivo aprovado, que incorpora elementos do Projeto de Lei (PL) 1559/21, de autoria do ex-deputado André Abdon (AP), e dos apensados (PLs 2028/21, 3502/21 e 799/22), foi recomendado pelo relator da matéria, deputado Airton Faleiro (PT-PA).

Faleiro destacou que os farmacêuticos enfrentam condições de trabalho muitas vezes estressantes e que a definição de um piso salarial é crucial para melhorar essas condições.

O projeto prevê que o piso salarial seja ajustado anualmente com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado desde junho de 2022.

A implementação do piso será imediata, garantindo que salários superiores aos estabelecidos sejam mantidos.

O próximo passo para o projeto é sua análise pelas comissões de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, podendo seguir para aprovação final sem necessidade de votação em plenário, se aprovado em todas essas instâncias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *