-->

Será realizada amanhã, 28, às 16h, no auditório da SVT Faculdade, a solenidade de outorga da medalha do mérito Gonçalves Dias, em alusão ao 4º ano de fundação da Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política. Da programação consta uma palestra do acadêmico Carlos Gaspar, sobre Fran Paxeco, além da abertura da exposição comemorativa dos 150 anos de nascimento desse que foi um dos fundadores da Faculdade de Direito do Maranhão.

Os agraciados com a medalha Gonçalves Dias, patrono da entidade, conforme deliberação da Diretoria, em face de suas contribuições para o Direito e às Ciências Sociais, por meio de suas respectivas pesquisas acadêmicas, são os seguintes: Aldy Mello de Araújo – obra: “Homens & Gênios”; Carlos Thadeu Pinheiro Gaspar – obra: “O Senhor Fran Paxeco”; Cassius Guimarães Chai – obra: “Los Derechos Sociales Hoy”; e, José Cláudio Pavão Santana – obra: “Surgimento do Estado Constitucional de Direito”.

A saudação acadêmica aos homenageados será feita pela professora doutora Maria da Glória Costa Gonçalves de Sousa Aquino e a cerimônia será dirigida pelo presidente da Academia, o advogado Sergio Victor Tamer.

ACADEMIA, ANO IV

Fundada em 20 de junho de 2020, sob a liderança do professor e jurista João Batista Ericeira, e tendo por objetivo a promoção do estudo, da pesquisa e do reconhecimento público às atividades vinculadas ao ramo do Direito, abarcando, ainda, as ciências que possuem estreita vinculação com este ramo do conhecimento, nomeadamente no campo social e político – a Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política completou (4) quatro anos de existência, período em que vem realizando intensa atividade sociocultural.

A Academia, conforme o seu idealizador, é resultado do movimento criado durante o Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão ao se reafirmar a tradição cultural maranhense nas letras nacionais e na cultura jurídica, social e política e, para, além disso, a necessidade de reconhecer e projetar o trabalho de uma plêiade de homens e mulheres nesse vasto campo do conhecimento humano. E como patrono da nova entidade foi instituído o poeta, etnólogo, historiador e jurista Gonçalves Dias, sendo um dos papeis da Academia o estudo e a divulgação do seu legado para o Estado do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *