-->

A ministra maranhense Sonia Guajajara, representante dos Povos Indígenas, foi eleita presidente do Conselho Executivo do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe (Filac) durante uma assembleia geral realizada na última quarta-feira, 29.

Ministra Sonia Guajajara

Esta é a primeira vez que um brasileiro assume a presidência desse fundo, que inclui países da América Latina, Portugal, Espanha e Bélgica. O Filac tem como objetivo promover o apoio e o desenvolvimento de 826 povos indígenas latino-americanos, totalizando uma população estimada em 58,2 milhões de pessoas.

O Ministério das Relações Exteriores destacou que Sonia Guajajara trabalhará em estreita colaboração com governos e representações para impulsionar o desenvolvimento dos povos indígenas, visando a justiça, sustentabilidade, equidade e solidariedade em sua região.

Sonia Guajajara, oriunda do povo Guajajara/Tenetehára, é uma ativista reconhecida por sua luta pelos direitos dos povos indígenas e também a primeira mulher indígena a ser nomeada ministra de Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *