-->

Nos próximos dias, o Governo Federal irá lançar um novo sistema de alerta para desastres climáticos, aguardando apenas a definição do plano de comunicação e o treinamento dos agentes da Defesa Civil por parte das autoridades federais.

As responsabilidades recaem sobre os Ministérios das Comunicações e da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Este novo sistema visa aprimorar os alertas à população, especialmente em situações como as fortes chuvas que têm impactado o Rio Grande do Sul recentemente.

Uma das principais características é a intrusividade dos avisos, que serão mais proeminentes nos dispositivos móveis, com sons e mensagens que se sobrepõem aos demais aplicativos.

Diferentemente do sistema atual, que requer um cadastro prévio dos usuários e a indicação de endereços de interesse, o novo sistema dispensará essa etapa.

Os alertas serão direcionados para regiões específicas, alcançando os dispositivos dentro do perímetro de risco delimitado.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional afirmou que o sistema está em fase final de ajustes e finalização, destacando a importância dessas medidas para a segurança e proteção da população em situações de desastres climáticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *