-->

A cidade onde nasceu a ministra dos Povos Indígenas, a maranhense Sonia Guajajara (PSOL-SP), em Bom Jesus das Selvas, na Terra Indígena Arariboia, terá uma atenção especial este ano eleitoral e será beneficiada com políticas públicas implementadas pelo seu ministério, entre outros projetos que envolvem outras pastas.

Um deles, financiado pelo Ministério do Esporte, comandado pelo também maranhense André Fufuca, o projeto-piloto do Programa Esporte na Aldeia, vai contribuir com todo o estado com a construção de quadras poliesportivas em três terras indígenas ainda este ano, sendo uma delas em Arariboia, terra natal da ministra. A Rio Pindaré e Canabrava Guajajara também serão comtempladas.

Sonia Guajajara, governador Carlos Brandão e André Fufuca

Os ministérios têm planos de expandir o projeto para outras regiões, embora esses locais ainda não tenham sido divulgados.

O anúncio da construção reuniu Sonia Guajajara, André Fufuca e o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), no último dia 22 de março, em São Luís. De acordo com o governo, as obras de duas quadras serão iniciadas já neste primeiro semestre e outra no segundo semestre.

Os critérios para a escolha desses locais foram estabelecidos pelo ministério dos Povos Indígenas que informou que as regiões selecionadas apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e maior carência entre as populações.

Segundo dados da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), o Brasil possui 482 terras indígenas regularizadas, sendo que apenas 3,5% delas estão localizadas no Maranhão (17 territórios). A terra indígena Arariboia é a segunda maior do Maranhão em extensão e a 50ª maior do país.

Na terra indígena Arariboia vivem os povos awa guajá, awá isolados e guajajara; em Cana Brava estão os guajajara; e em Rio Pindaré residem os guajajara e guarani mbya, conforme informações do Instituto Socioambiental, uma organização que apoia comunidades indígenas desde 1994.

Vale ressaltar que desde que Sonia Guajajara assumiu o cargo, o PSOL, partido da ministra, viu um aumento significativo no número de filiados na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *