-->


Estudantes puderam entender a importância do voto

Na última sexta, 03 de maio, os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola SESI Araçagi participaram de uma palestra sobre o papel e a responsabilidade do jovem eleitor em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). O momento tinha como um dos objetivos promover a compreensão do processo eleitoral, além de fomentar a discussão sobre o papel dos adolescentes na sociedade.

A gerente da Escola SESI Araçagi, Regina Sodré, buscou a parceria com a entidade preocupando-se com os jovens estudantes, que estão chegando à idade eleitoral, 16 anos, e se preparam para exercer a cidadania. O objetivo é que tenham um voto consciente.

“É fundamental a participação dos jovens na política, e trabalhar isso na escola, sensibilizá-los sobre esse papel em um contexto cultural e político em que estamos vivenciando, faz com que os alunos percebam que a política pode ser reinventada a partir da percepção que eles têm”, destacou Regina Sodré, gerente da escola SESI Araçagi.

A palestra “Voto Jovem na Escola” proporcionou uma análise profunda do sistema político, e os alunos foram incentivados a compreender o impacto de suas decisões em suas vidas e a perceberem-se como agentes de transformação.

“Foi muito importante, pois me senti conscientizada, mesmo com 15 anos ainda. Aqui no SESI tivemos essa oportunidade de ver a importância do voto, que a gente não dá muita atenção devido à nossa idade, mas que pode mudar o nosso futuro e a gente precisa mudá-lo quando ainda temos essa capacidade” declarou a aluna Cecile Alves.

A apresentação foi feita pelo analista judiciário do TRE-MA, Carlos Rogério Penha, que enfatizou a importância desse momento com os alunos. “Esse público de 15 a 17 anos muitas vezes não tem contato com a política e como eles podem melhorar a realidade deles, por meio do voto. Através dessa palestra a gente convida os alunos não somente a terem vontade de votar, mas que saibam a importância e responsabilidade por trás do voto. E que façam isso conscientemente”, declarou o analista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *