-->

A 2ª Semana Nacional do Registro Civil será realizada de 13 a 17 de maio em todo o Brasil, promovendo direitos e garantias fundamentais, além do pleno exercício da cidadania.

Em São Luís, a abertura acontecerá nesta segunda-feira, às 9h, no auditório Madalena Serejo, no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau.

Durante os dias 15 e 16 de maio, mutirões nos bairros da Cidade Olímpica e Liberdade oferecerão uma variedade de serviços, incluindo emissão de registro tardio de nascimento, segundas vias de certidão de nascimento e casamento, Carteira Nacional de Identidade, Carteira de Trabalho Digital, Cadastro de Pessoa Física (CPF), inscrição no CadÚnico, emissão da carteira de idoso, orientação sobre benefícios sociais, atendimento jurídico relacionado a questões como pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, divórcio, entre outros.

No Maranhão, os mutirões também serão direcionados às comunidades indígenas, quilombolas e à população carcerária.

A abertura oficial da Semana Registre-se no estado ocorrerá na segunda-feira, às 9h, no auditório Madalena Serejo, no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau).

Na terça-feira, haverá um mutirão de registro civil no Complexo São Luís (UPSL 1), destinado à população carcerária.

No mesmo dia, às 15h, será realizada a capacitação online “A importância do Registro Civil de Nascimento e Acesso à Documentação Básica”, organizada pela Arpen-MA.

Além disso, durante a semana, serão atendidas as populações indígenas Ka’apor dos municípios de Monção, Araguanã, Maranhãozinho e Grajaú, assim como a população em geral em Santa Luzia do Paruá.

Nos dias 13 e 14 de maio, houve uma ação preparatória no Município de Arame para emissão de documentação civil à população indígena local.

Os mutirões na Cidade Olímpica e Liberdade contarão com parcerias e serviços diversos, incluindo atendimentos da Defensoria Pública Estadual, Cartórios de Registro Civil, emissão de Carteira Nacional de Identidade, atendimento psicossocial, orientação sobre benefícios sociais, emissão de documentos, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *