A partir desta segunda-feira, 1º, o Maranhão inicia a última etapa de vacinação contra a febre aftosa. O objetivo é vacinar 100% do rebanho do estado durante esta campanha, visando o reconhecimento como zona livre de febre aftosa sem vacinação a partir de 2 de maio deste ano.
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) destaca que, diferentemente das campanhas anteriores, esta etapa não terá prorrogação de prazo. Portanto, é fundamental que os produtores estejam atentos aos prazos estabelecidos.
Após vacinar seus animais, o produtor deve realizar a comprovação da vacina até o dia 17 de maio. Isso pode ser feito de forma presencial no escritório da Aged onde a propriedade está cadastrada, ou de maneira eletrônica, acessando o Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão (SIGAMA), disponível na página eletrônica da Agência Estadual: (https://aged.ma.gov.br/).
O Maranhão conta atualmente com 10.788.198 bovídeos (bovinos e bubalinos) distribuídos em 113.161 propriedades rurais. Todos os animais, independentemente da idade, devem ser imunizados durante a campanha. A Aged-MA está empenhada em garantir que o estado atinja o índice de 100% do rebanho vacinado.