-->

O secretário da SEDEPE, José Reinaldo Tavares, recebeu um grupo de especialistas do setor aeroespacial. O objetivo da reunião foi a apresentação de um ambicioso projeto desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e a empresa Acrux Aerospace Technologies. O projeto em questão envolve o desenvolvimento de um foguete de grande porte, destinado a colocar satélites em órbita.

Dado o potencial de impacto, os representantes trouxeram a proposta ao secretário para buscar apoio e parcerias no Maranhão, onde o projeto será majoritariamente implementado.

Participaram da reunião: Oswaldo Barbosa Loredo, fundador da empresa Acrux Aerospace Technologies e professor da UFMA; Jorge de Jesus Mesquita, pesquisador aeroespacial; José Renato de Oliveira, professor de Ciência e Tecnologia da UFMA, acompanhados pelo presidente da GASMAR, Allan Kardec Duailibe, também professor universitário e pós-doutor em Engenharia da Computação pela Universidade Nagoya (Japão).

Segundo Loredo, a empresa Acrux Aerospace Technologies, embora tenha sede em São Paulo, abriu um escritório de pesquisa e desenvolvimento dentro da UFMA. Ele ressaltou ainda que a tecnologia espacial tem um alcance amplo, impactando os 17 objetivos sustentáveis da ONU.

“É importante ressaltar que o curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA foi uma iniciativa do ex-governador José Reinaldo Tavares”, destacouLoredo.

O diferencial desse foguete é seu objetivo de cumprir a missão do Veículo Lançador de Satélites (VLS), porém com uma carga menor. De acordo com Loredo, esse foguete será inédito na América Latina, representando um feito alcançado por menos de 15 países no mundo todo.

José Renato de Oliveira ressaltou a importância estratégica do projeto para o Maranhão, indicando que 80% da tecnologia será executada localmente, impulsionando o desenvolvimento aeroespacial no estado. Oliveira enfatizou a interdisciplinaridade do setor: “este projeto abrirá oportunidades não apenas para engenheiros aeroespaciais, mas também para profissionais de diversas áreas, como Engenharia Elétrica, Computação, Mecânica, civil e ambiental, além das Ciências Humanas.

No entanto, um dos principais desafios identificados é a falta de um local adequado para a execução do projeto, visto que o prazo para início das atividades é apertado. Diante disso, foi discutida a urgência na aquisição de um espaço apropriado, com a previsão de iniciar o projeto dentro de um mês. Já está sendo considerada uma área dentro da UFMA para este propósito.

O projeto é fantástico e merece total apoio do estado, opinou o secretário José Reinaldo Tavares. Ao final da reunião, ficou acordado que a empresa apresentará todas as urgências do projeto em um documento formal, que será entregue ao secretário para posterior agendamento de uma apresentação na FIEMA e ao governador Carlos Brandão, visando consolidar parcerias e apoio institucional.

One thought on “SEDEPE articula viabilidade para empresa produzir foguetes no Maranhão

  1. Este é exemplo de como um projeto inovador, liderado pelo setor privado, pode arrebanhar diversas competências locais e abrir um novo mercado na região. Para tanto precisa de uma conjugação de esforços que depende, também, do apoio governamental. Tomara que o nosso Maranhão aproveite soberanamente essa oportunidade e esse espírito empreendedor da Acrux e da UFMA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *