-->

O Programa Mais Médicos está expandindo suas operações em todo o país, com a adição de 1,5 mil profissionais que estarão atuando pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 624 cidades e 15 distritos sanitários indígenas em todas as regiões do Brasil.

No estado do Maranhão, 42 novos profissionais serão alocados para atender a população.

Os médicos intercambistas e brasileiros formados no exterior deram início, na última segunda-feira (4), ao primeiro Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) de 2024.

Nesta edição, o módulo está sendo realizado simultaneamente em Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).

Essa etapa, presencial e obrigatória para o início das atividades em saúde, abrange os profissionais selecionados no edital regular, bem como os direcionados para áreas específicas como saúde prisional, indígena e equipes do Consultório na Rua.

O MAAv conta com a participação de mais de 1,5 mil médicos brasileiros com diploma do exterior e 82 estrangeiros. Após a conclusão desta etapa, os novos profissionais se integrarão aos médicos já em atividade pelo programa.

Em 2023, o Mais Médicos alcançou um marco significativo ao preencher 28,2 mil vagas, abrangendo 82% do território nacional e beneficiando 86 milhões de brasileiros com atendimento médico. Outro avanço importante foi alcançar 100% dos 34 distritos sanitários especiais indígenas (DSEIs), combatendo a desassistência enfrentada por essa população nos anos anteriores.

O ano de 2024 começa com boas novidades, sendo a primeira vez que o Mais Médicos abre um processo seletivo voltado para o atendimento de populações em vulnerabilidade, como pessoas privadas de liberdade ou em situação de rua.

Além disso, serão oferecidas formações específicas para médicos intercambistas que irão trabalhar diretamente com grupos ou populações que demandam habilidades específicas.

Os Módulos de Acolhimento e Avaliação (MAAv) são realizados por meio de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação.

Os profissionais em treinamento participam de 160 horas de aulas, abordando legislação, atribuições e funcionamento do SUS, ações de escopo da Atenção Primária à Saúde, protocolos clínicos de atendimento definidos pelo ministério, Código de Ética Médica, além de protocolos e diretrizes específicas do estado e município onde irão atuar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *