-->

Afogamentos, crianças perdidas e mistura de bebida alcoólica e mar são as ocorrências mais corriqueiras, registradas nas praias da Grande Ilha. Neste feriado prolongado de Páscoa, o fluxo de pessoas na orla aumenta e para prevenir acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) intensificou as ações da operação Praia Segura. As equipes foram reforçadas e estarão de prontidão até domingo (31). Para a operação, foram mobilizados militares especializados do Batalhão de Bombeiro Marítimo (BBMar), que atuam em diversas frentes, reforçando a importância de atitudes seguras para evitar acidentes.


Os cuidados são intensificados junto aos frequentadores e servem alerta para ocorrências, muitas vezes, fruto de desatenção aos perigos do mar. Nas praias da capital, pode haver correntes de retorno, que são ainda mais fortes durante a maré de vazante e dificultam o retorno do banhista à faixa de areia. Esse ano, foram quase cinco mil abordagens preventivas, realizadas pelas equipes de bombeiros nas praias, que têm como objetivo identificar comportamentos inseguros e prestar orientação.

O comandante do BBMar, tenente-coronel Ariosvaldo Campos, ressaltou a importância da operação para garantir a segurança de todos, durante períodos como estes, de alta temporada e feriados prolongados. “A prioridade é sempre preservar vidas e proporcionar um ambiente seguro para que as pessoas possam desfrutar das praias com tranquilidade. Durante a operação Praia Segura, reforçamos nossa presença e intensificamos as orientações para prevenção, a fim de garantir a tranquilidade e a proteção dos banhistas”, ressalta.


Na operação, os bombeiros realizam patrulhamento constante ao longo da orla, monitorando pontos de maior concentração de pessoas e identificando potenciais situações de risco. O trabalho também se estende a outras regiões do estado, onde há balneários e áreas de lazer perto de rios.

A operação também contempla ações educativas com os frequentadores, com dicas para evitar acidentes que podem ser fatais. Entre estas, ter atenção à sinalização e respeitar as placas indicativas de perigo; evitar grande afastamento da margem e nadar em locais supervisionados por guarda-vidas; ter atenção às correnteza e evitar nadar contra ela; estar atento sempre às crianças e nunca deixá-las desacompanhadas (distância máxima de um braço); usar coletes ou outros dispositivos de flutuação, se não souber nadar.

O comandante do BBMar pontua que basta seguir algumas orientações para evitar acidentes e curtir a praia com segurança. “Estando alerta e tendo atitudes seguras, os frequentadores das praias poderão desfrutar de momentos de lazer, com muito mais segurança. O Corpo de Bombeiros reforça a importância da conscientização e colaboração de todos para garantir a tranquilidade nas praias e prevenir incidentes”, destaca o tenente-coronel Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *