-->

Uma pesquisa recente realizada pela The Nature Conservancy Brasil revela que 58% da população brasileira está preocupada com a escassez de água. Diante desse cenário, especialistas vêm mostrando a importância de medidas simples, como reduzir o tempo no banho e reutilizar água, para combater o desperdício.

Para Samuel Barrêto, gerente nacional de Sistemas de Água e Alimentos da The Nature Conservancy Brasil, as ações individuais desempenham um papel fundamental na redução do consumo exagerado. Ele destaca que pequenas mudanças, como diminuir o tempo de banho, podem gerar uma economia significativa de água.

A pesquisa também revela que 27% dos entrevistados identificam o consumo excessivo e o desperdício como principais causas da escassez de água, seguidos de preocupações com mudanças climáticas, apontadas por 21% dos participantes.

Além disso, o estudo destaca a percepção diferenciada entre vários grupos socioeconômicos. Enquanto pessoas menos escolarizadas tendem a atribuir a falta de água à escassez de chuvas, indivíduos mais educados mostram problemas de gestão.

Samuel Barrêto expressa preocupação com a falta de investimento e gerenciamento por parte do poder público, além da necessidade de campanhas de conscientização mais eficazes. Ele destaca a importância de ações coletivas e de cobrança do poder público e das empresas para uma gestão mais responsável dos recursos hídricos.

Embora a maioria dos entrevistados afirme fazer uso consciente da água, apenas 12% participam de ações coletivas locais com o mesmo objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *