-->

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam nesta terça-feira, 12, e seguem até sexta-feira, 15.

Os interessados podem se cadastrar pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O programa, gerido pelo Ministério da Educação (MEC), oferta 112.168 vagas neste ano.

Uma das mudanças mais significativas é a introdução do Fies Social, que reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Para esses estudantes, o financiamento pode cobrir até 100% dos encargos educacionais.

Outra novidade é a possibilidade de os candidatos escolherem até três opções de cursos, não mais limitados a um mesmo agrupamento de áreas.

Isso amplia a flexibilidade dos estudantes, permitindo que escolham cursos de diferentes áreas do conhecimento e até em instituições ou localidades distintas.

Para definir os agrupamentos de cursos, o MEC revisou áreas prioritárias, incluindo cursos com maior empregabilidade, maiores médias salariais e cursos de licenciatura e pedagogia.

Essa definição baseou-se na Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil), alinhada com a ONU.

Além disso, o MEC implementou uma nova regra de distribuição das vagas, priorizando cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Isso garante que as vagas sejam distribuídas dos cursos com conceito mais alto para os de conceito mais baixo, evitando a oferta para cursos ainda não avaliados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *