-->

O Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), promoveu, uma experiência diferente da rotina da assistência. O lanche da tarde foi escolhido por cada criança, atendendo aos desejos de comer algo diferente. O Dia do Desejo é uma iniciativa que integra as práticas de humanização e acolhimento dos pacientes, de acordo com seus gostos e preferências.


A ação, realizada na terça-feira (26), foi coordenada pela equipe multiprofissional do hospital, e destacou-se pela atenção dedicada à alimentação, com um cardápio especialmente elaborado para atender as necessidades nutricionais dos pequenos, sem deixar de lado o prazer e o conforto que uma refeição saborosa proporciona.

Daiane Souza da Conceição, de 11 anos, internada na unidade para procedimento cirúrgico escolheu hambúrguer no cardápio do lanche. “Hambúrguer com batata frita. Tá muito gostoso e a gente quer sentir o sabor diferente da comida do hospital”, disse.

Lorena Moura, de 5 anos, pediu pizza, fruta e suco de laranja. Ela também está internada no hospital, acompanhada da mãe. Claudiana Pereira, 32 anos, na expectativa de realizar cirurgia cardíaca. “Ela vai fazer cirurgia nas artérias coronárias. Achei a iniciativa muito boa. Ela ficou surpresa porque ia poder comer pizza”, falou Claudiana.

A coordenadora do serviço de nutrição do HCM, Renata Portela, explica que a adaptação do cardápio é feita sob orientação dos nutricionistas que acompanham diretamente os pacientes na rotina assistencial. “Fizemos hoje na temática do Aladin, com uso de cores, desenhos nas embalagens, para estimular também o visual nas crianças para aceitação da dieta oral. A gente ofertou o cardápio especial, com adaptação em relação à patologia e também pela idade”, ressaltou.

A iniciativa não só promoveu o cuidado integral com a saúde dos pacientes, mas também demonstrou o compromisso da equipe de saúde em proporcionar um ambiente acolhedor e empático, onde o bem-estar emocional dos pequenos é tão valorizado quanto sua recuperação física.

O Hospital Dr. Carlos Macieira oferece assistência em saúde de alta complexidade para a população maranhense e dispõe de atendimento multiprofissional em mais de 37 especialidades. A unidade de saúde foi a primeira do Nordeste a receber a certificação de Acreditação Nível I, assinada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como hospital de alta complexidade. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.

One thought on “Hospital Dr. Carlos Macieira promove Dia do Desejo para pacientes da enfermaria pediátrica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *