-->

O mês de março chega com energia e economia para as famílias brasileiras: as contas de luz permanecerão com bandeira tarifária verde para todos os clientes do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A notícia foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O Sistema de Bandeiras Tarifárias, que apresenta as modalidades verde, amarela e vermelha, indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final, em função das condições de geração de eletricidade.

Segundo a ANEEL, a permanência da bandeira verde, que está em vigor há quase dois anos, ocorreu devido às ótimas condições de geração de energia elétrica.

A conta de luz é composta pelos custos de geração, transmissão e distribuição da energia, pelos encargos que custeiam o setor elétrico e pelos tributos federais, estaduais e municipais.

Nesse sentido, as bandeiras tarifárias são apresentadas nas contas de energia como uma forma de sinalização mensal dos reais custos de geração de energia elétrica.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que não sofre nenhum acréscimo.

Esse cenário favorável traz benefícios para todos os clientes, especialmente para aqueles de baixa renda, possibilitando maior economia financeira.

A Equatorial Maranhão compartilha algumas dicas de economia para colocar em prática no dia a dia:

• Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante

• Observe periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia;

• Troque as lâmpadas antigas por novas de LED

• Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter.

• Tirar os aparelhos da tomada também pode garantir uma grande economia. Mesmo em stand-by os aparelhos ainda consomem energia;

• Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima;

• Uma das principais recomendações se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja, com maior economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *