-->

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegou ao Brasil na noite desta terça-feira (20) para uma série de compromissos que incluem um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e participação em reuniões do G20, o grupo que reúne as maiores economias do mundo. A expectativa é que o encontro entre Blinken e Lula ocorra nesta quarta-feira (21), onde serão discutidas questões bilaterais e globais entre os dois países.

Uma das questões que pode entrar na pauta é o conflito entre Israel e Hamas, já que Blinken tem atuado na negociação entre países para tentar acabar com a guerra. A visita de Blinken ocorre em meio a uma tensão diplomática, após o presidente Lula comparar os ataques de Israel aos palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto promovido pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Em resposta, o governo israelense declarou Lula “persona non grata” até que o petista se retrate, o que gerou reações diplomáticas do governo brasileiro.

Além do encontro com Lula, Blinken irá participar de eventos relacionados às comemorações dos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. Ele também confirmará o apoio dos Estados Unidos à presidência do Brasil no G20, à realização da reunião de ministros das Relações Exteriores do G20 no Rio de Janeiro, à parceria Brasil-EUA pelos direitos dos trabalhadores e à cooperação na transição para a energia limpa.

Durante sua passagem pelo Brasil, Antony Blinken seguirá para o Rio de Janeiro, onde participará de uma reunião do G20, e depois irá a Buenos Aires para um encontro com o presidente argentino Javier Milei. Blinken, que é um dos principais auxiliares do presidente Joe Biden, ocupa um cargo equivalente ao de ministro de Relações Exteriores nos Estados Unidos, sendo responsável pela diplomacia norte-americana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *