-->

Depois de uma semana de tentativas incessantes, o navio mercante Forte de São Felipe finalmente conseguiu ser desencalhado e retomar sua rota com segurança. Carregado de bauxita, o navio estava encalhado desde o último sábado (17) na entrada do Canal da Alumar, gerando preocupações quanto à segurança da carga e à navegação na região.

A Naviera Allcano, empresa armadora responsável pelo navio, mobilizou todos os recursos disponíveis para resolver a situação do navio, incluindo a contratação de uma empresa especializada em salvatagem. No entanto, foi a combinação entre os esforços da equipe e as condições naturais favoráveis que possibilitaram o reflutuamento da embarcação.

De acordo com a Capitania dos Portos do Maranhão, o navio conseguiu flutuar aproximadamente 30 minutos antes da preamar, o que facilitou sua demanda para atracação no Porto da Alumar. Além disso, foi necessário realizar um procedimento de lastro na popa para garantir a estabilidade da embarcação durante o processo de desencalhe.

Confira a nota da Capitania dos Portos

MARINHA DO BRASIL
CAPITANIA DOS PORTOS DO MARANHÃO

São Luís-Maranhão, 22 de fevereiro de 2024.

A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), informa que hoje, às 18h, o Navio Mercante Forte São Felipe, flutuou aproximadamente 30 minutos antes da preamar (maré de maior altura prevista para o dia).

Após a flutuação e estando em condições seguras de navegação, o navio demandou para atracação no Porto da Alumar. A situação foi prontamente resolvida sem a necessidade de utilizar o plano de desencalhe apresentado pela empresa de assistência e salvamento.

Para que o navio seja liberado para navegação e operação normal, a Sociedade Classificadora deverá emitir, após sondagem do navio, um parecer atestando que o mesmo encontra-se em condições seguras para navegar.

É importante ressaltar que está em andamento um Inquérito Administrativo para apurar as causas do encalhe, o que temporariamente impede a continuidade de sua operação normal.

Por fim, destaca-se que a Marinha incentiva e considera importante a participação da sociedade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e pedidos de auxílio), 0800-098-8432, (98) 21070121 e também está disponível o e-mail [email protected].

Navio mercante encalha no canal de acesso ao terminal da Alumar

One thought on “Navio Forte São Felipe desencalha e volta a navegar com segurança

  1. Já aventaram a possibilidade de dragagem nos pontos críticos do canal?
    Há sinalização com boias?
    Se não atentarem para esses aspectos, outras embarcações terão o mesmo destino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *