-->

Com o Carnaval se aproximando, o Ministério da Saúde faz um alerta à população sobre os riscos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), especialmente o HPV.

De acordo com dados da pasta, mais de 54% das pessoas entre 16 e 25 anos estão infectadas com HPV no Brasil, sendo que 38,4 % são casos de alto risco.

A ginecologista Denise Yanasse ressalta que o HPV é a IST mais comum em todo o mundo e um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero em mulheres.

A boa notícia é que tem prevenção. A camisinha é uma das formas, mas infelizmente não protege totalmente a infecção pelo HPV. A forma mais eficaz de prevenção é a vacina para HPV, que é dada gratuitamente pelo SUS tanto para meninos quanto para meninas dos 9 aos 14 anos, também em caso de abuso sexual e para imuno suprimidos. Fora dessas situações, você consegue tomar vacina na rede particular”, explica.

Além disso, há associação do vírus com outros tipos de tumores tanto em homens quanto em mulheres.

A boa notícia é que a vacinação pode prevenir cerca de 70% a 90% dos casos de câncer de colo de útero.

Segundo o Ministério da Saúde, os primeiros sinais da infecção pelo HPV podem levar de 2 a 8 meses para se manifestarem, embora, em alguns casos, os sintomas possam demorar até 20 anos para aparecerem.

É importante destacar que as manifestações do HPV tendem a ser mais frequentes em gestantes e em pessoas com baixa imunidade.

O diagnóstico da infecção é feito por meio de exames clínicos e laboratoriais, os quais variam de acordo com a lesão.

One thought on “Mais de 54% dos jovens brasileiros estão infectados com HPV, diz Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *