-->

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou uma nova vacina contra a COVID-19, fabricada pelo Instituto Serum da Índia e registrada pela empresa brasileira Zalika Farmacêutica.

Esta vacina, administrada em duas doses com intervalo de 21 dias e reforço após 6 meses para maiores de 18 anos, utiliza a tecnologia recombinante, combinando moléculas do antígeno de proteína S (spike) e um adjuvante à base de saponina para potencializar a resposta imunológica.

Os estudos de fase 3 demonstraram uma eficácia que varia de 79,5% a 90,4% em diferentes grupos populacionais.

A vacina Zalika se torna a sexta a receber o registro definitivo da Anvisa, enquanto outras já possuem autorizações similares, algumas para uso emergencial e outras integrantes do consórcio Covax Facility.

No entanto, a vacina Zalika é monovalente para o vírus SarsCov-2 original e não oferece imunização contra a variante XBB 1.5, seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para ser incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal, a vacina Zalika ainda requer avaliação do Ministério da Saúde e atualizações para atender às exigências regulatórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *