-->

A folia carnavalesca começou no Maranhão com uma grande festa, sucesso inconteste de público e com atrações culturais inigualáveis, na noite deste sábado (6), na Avenida Beira-Mar, Centro Histórico de São Luís.

Promovida pelo Governo do Estado, a programação oficial de Pré-Carnaval do Maranhão 2024, teve a adesão de milhares de pessoas.

Neste domingo (7), a festa continua no prolongamento da Avenida Litorânea, na orla marítima, a partir das 13h.

O Pré-Carnaval 2024 acontecerá durante todos os fins de semana que antecedem o período oficial de folia. Todos os sábados e domingos do mês de janeiro e nos dias 3 e 4 de fevereiro os foliões que moram nos municípios da Grande Ilha, bem como turistas, poderão acompanhar diversas atrações culturais em dois palcos montados pelo Governo do Maranhão.

Na Avenida Beira-Mar a festa acontecerá sempre aos sábados, a partir das 17h. Já no prolongamento da Avenida Litorânea, as apresentações acontecerão sempre aos domingos, a partir das 13h.

“Com atrações imperdíveis e valorizando artistas locais, faremos o aquecimento para o Carnaval do Maranhão 2024! Todos os fins de semana teremos programação na Avenida Beira-Mar e na Avenida Litorânea. Assim vamos levar alegria, com geração de emprego e renda, além de total segurança para todos”, afirmou o governador Carlos Brandão.

O Pré-Carnaval do Maranhão é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) que preparou uma programação toda especial para o primeiro dia de folia na capital maranhense.

“Abrimos a programação neste fim de semana e até o Carnaval teremos muitas atrações locais para levar entretenimento para a população. Ao mesmo tempo, alimentamos a cadeia produtiva com a geração de emprego e renda para comerciantes, comércio formal e informal, e todos que, de alguma forma, lucrarão trabalhando ao longo das nossas programações, além de movimentarmos a cadeia turística no período”, frisou o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

Como em todos os eventos culturais promovidos pelo Governo do Maranhão, o circuito de Pré-Carnaval conta ainda com a presença dos beneficiários dos programas Mais Renda e Minha Renda, que comercializam alimentos e bebidas, garantindo renda extra para o seu sustento e de sua família.

ATRAÇÕES

O Bloco Tradicional Os Apaixonados ficou responsável pela abertura da festa. Em seguida foi a vez Escola de Samba Flor do Samba colocar todo mundo para mostrar samba no pé. O Grupo Afrôs levou para a avenida toda a beleza da música maranhense e a Banda da Confraria trouxe toda a sua irreverência para o primeiro dia de apresentações. O Grupo CDC levou o melhor do pagode. Para encerrar a noite, o Bicho Terra fez a Avenida Beira-Mar “pegar fogo de amor”, como diz em uma das suas marchinhas mais conhecidas.

APROVAÇÃO DO PÚBLICO

Da parte do público não faltou alegria e disposição. “O Pré-Carnaval do Governo do Maranhão começou muito bem. Está tudo muito maravilhoso e agora que estamos no primeiro fim de semana. Então, vamos ter muita festa ainda para todo mundo poder curtir”, disse a dona de casa Ana Cristina Vasconcelos.

Tainá Serra foi para a Avenida Beira-Mar especialmente para curtir o Bicho Terra a aprovou o primeiro dia de folia. “O Governo do Maranhão está de parabéns. A programação está muito top. Eu vim curtir o Bicho Terra e adorei”, comentou.

Quem também não perdeu o primeiro dia de prévia carnavalesca foi o autônomo Elisson Cardoso. “Amei o primeiro dia de Pré-Carnaval. Todas as atrações foram incríveis, a organização está de parabéns”, contou.

O Pré-Carnaval do Maranhão também é uma oportunidade para que os turistas que estão na capital conheçam um pouco da cultura maranhense. Foi o caso da professora Cleide Pinheiro, do Rio de Janeiro. “Estou aqui com a minha família e viemos dar uma volta na Beira-Mar para apreciar o Carnaval do Maranhão. Gostei muito da organização. A avenida está bem policiada. O palco foi montado em um espaço que a gente pode curtir com muita tranquilidade”, disse.

POLICIAMENTO

Além de uma megaestrutura de palco, som e iluminação para tanto os artistas quanto o público possam ter a melhor experiência durante a folia, o Governo do Maranhão montou um esquema especial de policiamento com reforço do efetivo para garantir a segurança de todos.

O major Éldio, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela segurança do circuito Beira-Mar, explicou como será feito do trabalho durante o período pré-carnavalesco. “Será feito o policiamento motorizado, à pé e montado ao longo da avenida. Somente neste sábado estamos com um efetivo de 100 policiais para proporcionar segurança ao folião que vier brincar na Avenida Beira-Mar”, informou.

Nos dias de apresentação a Polícia Militar também estará com uma base-comando no entorno para que o folião possa se dirigir se precisar de qualquer assistência, registrar ocorrências ou outro auxílio da corporação.

AVENIDA LITORÂNEA

E a programação de Pré-Carnaval 2024 continua neste domingo com apresentações no prolongamento da Avenida Litorânea, que dá acesso às praias do Olho d’Água, Calhau e São Marcos. Às 13h, o Bloco Só Safados abre a folia.

Em seguida, às 14h30, sobem ao palco o grupo Feijoada Completa, depois Jegue Folia, e para encerrar, no comecinho da noite, a cantora Fabrícia e banda.

CARNAVAL DO MARANHÃO 2024

O período oficial do Carnaval do Maranhão 2024 começa no dia 9 de fevereiro, na sexta-feira, e segue até o dia 13 de fevereiro, terça-feira.

Quatro atrações nacionais já foram confirmadas para se apresentarem nos circuitos oficiais da folia: o grupo de axé Chiclete com Banana, a dupla sertaneja Matheus e Kauan, o cantor Geraldo Azevedo e a cantora Claudia Leitte.

Além disso, diversos artistas locais também farão a festa. Em 2023, foram cerca de 350 apresentações de artistas maranhenses durante os cinco dias de folia. Para 2024 o objetivo é manter essa média.

CARNAVAL 2023

Em 2023, o Governo do Maranhão realizou o maior Carnaval da história. Foram mais de R$ 172 milhões movimentados na economia, gerando uma receita de quase R$ 5,5 milhões somente para os beneficiários do programa Mais Renda, segundo os dados levantados pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

Só em São Luís, foram cerca de dois milhões de foliões e uma taxa de ocupação hoteleira acima dos 80%.

Com isso o Governo do Maranhão fortaleceu a economia, movimentou o turismo e o comércio do estado e gerou emprego e renda para a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *