-->

O Piauí está entre os cinco estados brasileiros que podem zerar a fila de cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme levantamento feito pelo Ministério da Saúde. Tocantins, Sergipe, Paraíba e Mato Grosso do Sul completam a lista.

Esses estados têm a perspectiva de zerar suas filas de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme balanço divulgado pela pasta, que revela, ainda, que até outubro de 2023 foram realizadas 250 mil cirurgias em todo o país, superando mais de 70% da meta estabelecida pelo Programa Nacional de Redução de Filas.

O novo programa do Ministério da Saúde, com um investimento anunciado de R$ 600 milhões, tem como expectativa reduzir a espera por procedimentos que ficaram represados, especialmente durante o período crítico da pandemia de covid-19. O enfrentamento das filas de cirurgias é considerado um dos maiores desafios do SUS pela pasta.

A meta estabelecida é realizar mais de 500 mil cirurgias que estão na fila declarada pelos estados. Entre os procedimentos mais frequentes estão cirurgias de catarata, retirada da vesícula biliar, cirurgia de hérnia, remoção de hemorroidas e retirada do útero. O programa tem validade de um ano, com a possibilidade de prorrogação por igual período.

One thought on “Piauí está entre os cinco estados que podem zerar fila de cirurgias no SUS

  1. Zerar fila de cirurgia no SUS me parece utopia. Melhor seria garantir a diminuição do número de cirurgias. Como não foi informado pelo Ministério da Saúde, em quanto tempo (anos) será alcançada a meta, fica a dúvida. De qualquer forma fico na esperança de bons resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *