-->

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira (9), o programa Voa Brasil, uma iniciativa do governo federal que proporcionará passagens de avião por até R$ 200. A previsão é que o programa seja oficialmente lançado no final de janeiro ou início de fevereiro, marcando a primeira etapa de uma iniciativa aguardada desde 2023.

As regras estabelecem que aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com renda de até dois salários mínimos, e estudantes beneficiados pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) poderão usufruir dessas passagens de forma mais acessível. A condição é que o passageiro não tenha viajado de avião nos últimos 12 meses.

O ministro destacou que estão trabalhando para possibilitar a compra das passagens aéreas no início de fevereiro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará a quantidade de bilhetes disponíveis. Na fase inicial, a inclusão de pensionistas não está prevista, mas Silvio Costa Filho ressaltou que o programa é uma evolução e que a ampliação para outros setores é uma aspiração futura.

O presidente Lula, por meio da rede social X (antigo Twitter), compartilhou fotos da reunião com o ministro e presidente do Sebrae, Décio Lima, abordando temas do encontro e criticando a “incompetência com prazos do governo anterior”.

Além do incentivo para viagens acessíveis, o ministro destacou a necessidade de combater aumentos abusivos nos preços das passagens, ressaltando a redução no preço do Querosene de Aviação (QAV) como uma área em que o governo está empenhado para diminuir os custos do setor aéreo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *