O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, adotou a estratégia de não comentar publicamente o caso de suposta corrupção envolvendo a execução do Carnaval de São Luís patrocinado pelo erário do município. O prefeito faz de conta que não é com ele a denúncia de corrupção que recai na gestão.
A parceria da prefeitura de São Luís com o Instituto de Educação Juju e Cacaia “Tu és uma bênção” para realização da programação do pré-carnaval e carnaval da capital maranhense, no valor de quase R$ 7 milhões, será investigada pelo Ministério Público do Estado do Maranhão. A parceria foi suspensa depois de irregularidades virem à tona.
Braide enxerga o Carnaval como uma oportunidade para catapultar sua campanha à reeleição. Nesta quarta-feira, 31, confirmou a vinda de Leo Santana, artista com um dos mais altos cachês na temporada, para este final de semana na Cidade do Carnaval, no circuito oficial da programação financiada pela prefeitura. Leo Santana esteve há poucos dias em São Luís no Baile da Santana, evento promovido pela empresa 4 Mãos, que tem entre os sócios o secretário-adjunto da Secult, Henrique Almeira.
Junto com a suspensão da parceria, o prefeito Eduardo Braide demitiu três integrantes da sua equipe de governo, entre eles o secretário Municipal de Cultura, Marcos Duailibe. Em entrevista à emissora filiada da TV Globo na terça-feira, 30, um dia após a suspensão da parceria, a chefe de gabinete da Secult, Aulinda Mesquita Lima Ericeira, exonerada na leva que também degolou o analista jurídico Jean Felipe Nunes Castro Martins, declarou que o contrato teve anuência do prefeito.
O Instituto Juju e Cacaia “Tu és uma bênção”, com sede no bairro Cidade Olímpica, tem a educação como atividade principal, segundo consta na Receita Federal.
O caso deve ser direcionado para uma das nove promotorias da Capital que tratam da probidade administrativa. Compete à Ouvidoria do Ministério Público proceder com a distribuição sob orientação do CAO-PAD, Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e Probidade Administrativa.
O prefeito abriu uma nova Chamada Pública na segunda-feira, 29, cuja previsão é de que o resultasse fosse divulgado nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, sete dias antes da programação oficial do Carnaval promovido pela prefeitura.