No geral, foram cancelados para tráfego aéreo 28 aeroportos e helipontos, sendo nove somente no estado de São Paulo e dois no Maranhão
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou o fechamento do tráfego aéreo de 28 aeroportos e helipontos privados em todo país.
Dois deles ficam no Maranhão, nos municípios de Viana e Vitorino Freire.
No Maranhão, foram fechadas as pistas de pouso das fazendas São Francisco (Viana) e Santa Bárbara (Vitória do Mearim).
O cancelamento do cadastro inclui helipontos do Itaú NPD Paulista, na Avenida Paulista, assim como de um que fica na sede da Folha de São Paulo e outro de uma emissora de televisão, a TV Mundial I, que pertence ao Apóstolo Valdemiro Santiago.
O ato consta da portaria 13.708/2023, publicada nessa terça-feira, 30, no Diário Oficial da União (DOU).
A exclusão do cadastro é baseada na Resolução 158 da Anac, de 13 de julho de 2010, que permite o ato administrativo quando o aeródromo ficar interditado por prazo igual ou superior a seis meses ou decorridos 180 dias do vencimento da validade da inscrição no cadastro.
A medida é permitida ainda se forem identificados riscos à segurança operacional ou de segurança da aviação civil, e ainda se forem noticiados conflitos com normas municipais, distritais, estaduais e federais em caso de aeródromo privado, bem como com as normas referentes aos órgãos ambientais.
*(Com informações do site Misto Brasília)
VEJA A LISTA DOS AEROPORTOS E HELIPONTOS INTERDITADOS PELA ANAC