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Novas unidades, renegociações com o Dívida Zero e mais de 2,6 milhões de atendimentos em todo o estado foram alguns dos destaques do ano de 2023 nas ações do Instituto de Promoção de Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Viva/Procon). Incumbido da proteção ao consumidor e garantia de direitos básicos de cidadania, como a emissão de documentos, o órgão manteve a expansão observada nos últimos anos e acréscimo na quantidade de atendimentos e serviços.

“Mais um ano em que garantimos a política de expansão determinada pelo governador Carlos Brandão, agora estamos em 73 unidades, com atendimento em sete novos municípios que não possuíam nossos serviços, além de uma unidade novinha no Shopping São Luís, na capital, em paralelo a isso ampliando as ações do Dívida Zero, das fiscalizações e também solidificando a inclusão de pessoas com deficiência, quando comemoramos o primeiro ano de atendimentos do Núcleo Pró-Inclusão”, comentou a presidente do órgão, Karen Barros.

Expansão

As novas unidades inauguradas foram as de Santa Helena, Mirador, Sambaíba, Governador Nunes Freire, Alto Alegre do Pindaré, Urbano Santos, Itaipava do Grajaú e a do São Luís Shopping. Com elas, o número de atendimentos, que no passado tinha sido de cerca de 2,5 milhões, passou para 2,6 milhões, 100 mil atendimentos a mais.

“É uma expansão bem expressiva considerando que agora estamos ainda mais perto dos maranhenses, levando cidadania e garantindo a defesa do consumidor a municípios que antes não tinham esses serviços”, avaliou a presidente.

Serviços

Além disso, parte dos atendimentos foram relativos às ações do Procon Móvel, que levando a van de serviços do órgão, garantiu 11 mil atendimentos com emissão de documentos gratuitos.

Com o Dívida Zero, programa que anualmente promove a oportunidade de renegociação de dívidas diretamente com empresas parceiras e que este ano ganhou uma versão nos bairros, o número de atendimentos foi de mais de 19 mil. Já as ações de fiscalização chegaram a 600, incluindo postos de combustíveis, bancos e outros estabelecimentos comerciais na capital e interior do estado.

Ampliando a atuação junto às pessoas com deficiência e garantindo os direitos de prioridade, mais de 250 demandas de direito do consumidor relativas a planos de saúde, escolas, entre outras foram atendidas pelo Núcleo Pró-Inclusão, que inaugurado no final de 2022, se solidificou em 2023.

“Foi um ano proveitoso em muitas frentes, tanto na defesa da cidadania, do consumidor, da pessoa com deficiência e nossa meta com certeza é ampliar a quantidade e sempre manter a qualidade do nosso atendimento principalmente para quem mais precisa dos nossos serviços”, completou Karen Barros.

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