-->

Título do IDA coroou o Porto do Itaqui como o primeiro porto do Norte e Nordeste a conquistar a premiação

Em sua constante busca pela excelência, o Porto do Itaqui conquista mais um título de extrema importância: o primeiro lugar, entre os portos públicos brasileiros, no Índice de Desempenho Ambiental (IDA), sendo o primeiro porto do Norte-Nordeste a alcançar essa posição.

O IDA é uma avaliação realizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ),para medir o nível de conformidade ambiental dos portos e terminais brasileiros. A premiação é um grande incentivo para as autoridades portuárias e empresas do setor a melhorarem suas práticas ambientais.

O Porto do Itaqui recebeu uma nota de 99,70 no IDA 2023, a segunda maior nota registrada na história da premiação. O porto público do Maranhão se destacou em diversos aspectos, como: número de certificações voluntárias; preparação e controle de emergências ambientais; coordenação e cooperação das empresas do complexo (arrendatários e operadores) em temas ambientais; adoção de práticas de inovação para controle de monitoramentos e na relação porto-cidade; e, ainda, por possuir uma equipe técnica qualificada para atuar no setor.

“A conquista do Porto do Itaqui é um passo decisivo para a sustentabilidade do setor portuário brasileiro. E ser o primeiro do Norte/Nordeste a alcançar essa posição, é motivo de muito orgulho;não apenas para quem trabalha aqui, mas, também, para todos os maranhenses. E vamos avançar, ainda mais, em nosso trabalho sendo feito com respeito ao meio ambiente. Seremos o primeiro porto público do país a executar um programa de descarbonização, o que será outro grande marco”, comemorou o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins.

O resultado do Porto do Itaqui é considerado um reflexo do compromisso da administração portuária com a sustentabilidade. O porto tem investido em diversas iniciativas para melhorar seu desempenho ambiental, como: a implantação de um sistema de gestão ambiental certificado pela ISO14001; o controle do consumo de energia e água e o desenvolvimento e uso de aplicativo próprio para a gestão de resíduos de bordo.

“A conquista do Porto do Itaqui é um marco importante para o setor portuário brasileiro. É a primeira vez que um porto do Nordeste alcança o topo da premiação, quebrando a hegemonia do eixo Sul-Sudeste”, destacou a gerente de Meio Ambiente, Luane Lemos.

AÇÕES QUE LEVARAM O PORTO DO ITAQUI AO TOPO DO IDA DA ANTAQ 2023

Ampliação da equipe de meio ambiente: a EMAP, empresa responsável pela gestão ambiental do porto, conta com 18 profissionais especializados na área.
Incentivo às embarcações com baixo impacto ambiental: o porto oferece descontos em tarifas para embarcações que apresentem bom desempenho ambiental.
Engajamento da comunidade portuária: a EMAP criou o IDA Itaqui, uma premiação para as empresas do Porto que se destacam em desempenho ambiental.
Investimentos em infraestrutura: o porto investiu em obras de drenagem, reestruturação do sistema de geração de energia e construção de uma central de resíduos.
Desenvolvimento de uma agenda ambiental local, elaborada em conjunto com as empresas e terminais do complexo portuário.
Certificações: o Porto do Itaqui mantém um Sistema de Gestão Ambiental certificado pela ISO14001. A manutenção desse Sistema contribui para a conformidade legal e o controle de aspectos e impactos ambientais das operações portuárias. Além disso, implementou e certificou os Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO9001), de Saúde e Segurança do Trabalho (ISO45001) e de Segurança da Informação (ISO27001).
Inovação e tecnologia: o porto investe em inovação e tecnologia para melhorar a gestão ambiental de suas operações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *