-->

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) foi reconhecida e homenageada no Prêmio Marandu JOMP, na categoria Governo. A cerimônia marcou a primeira edição do prêmio, que destaca as contribuições e avanços notáveis na área, em todo o estado. O prêmio é uma realização da Agência de Inovação e Empreendedorismo (Marandu), maior agência de inovação e tecnologia do estado, por meio da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O prêmio presta homenagem, in memorian, ao servidor José Oscar de Melo Pereira, considerado um grande articulador do relacionamento entre a universidade e outras instituição.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, pontuou o simbolismo e relevância deste reconhecimento, destacando a importância da premiação para atração de mais recursos nesta área. “A Fapema é uma agência de fomento e apoio à tecnologia e à inovação, e, para além dos recursos, conta com parcerias estratégicas com o setor público e privado. Evento deste porte é uma oportunidade para mostrar ao setor empresarial que nossos estudantes têm grande potencial e que o Governo do Estado é um importante parceiro na geração criação de projetos voltados ao avanço da ciência, da tecnologia e da inovação”, frisou.

O evento promoveu intercâmbio de parcerias estratégicas do setor produtivo, com estudantes que desenvolveram projetos voltados às demandas da área. Os dois dias de atividades foram marcados por intenso ciclo de palestras, que abordou temas como precificação de serviços, captação de recursos, inovação e parcerias, entre outros. Participaram ainda, palestrantes de renome, do Nordeste, Sul e Sudeste do país.

A Fapema conta com projetos em parcerias com várias secretarias e entidades privadas, desempenhando papel fundamental no cenário científico maranhense, sendo financiadora de pesquisas em várias áreas.

O reitor da UEMA, Walter Canales, avaliou o sucesso da premiação e ressaltou a abrangência da Fapema nesta cenário de inovação tecnológica. “A UEMA sempre se orgulhos em colocar à disposição da sociedade maranhense o Marandu Tech. Reunimos palestrantes de estados do Sul, Sudeste e Nordeste, conectando a universidade com a sociedade e o mercado, por meio de uma vitrine tecnológica inovação e empreendedorismo, pesquisa e extensão. Tudo isso requer um apoio financeiro e a Fapema representa esse apoio que todos nós precisamos, para que façamos os nossos trabalhos da melhor forma possível, nos permitindo levar à sociedade esses resultados”, disse.

Canales destacou que “a universidade oferece aos seus estudantes suporte e apoio institucional para que o trabalho acadêmico se converta em oportunidades profissionais e desenvolvimento social”.

O diretor do Marandu Tech, Roberto Serra, pontuou a satisfação com o êxito do evento. “Estamos muito felizes, pois, concluímos esta celebração, concedendo um prêmio que representa esse espírito do diálogo e da contribuição entre as organizações. A Fapema se destacou como ente do governo a receber essa homenagem, pelos seus investimentos em pesquisas, no desenvolvimento tecnológico e na inovação”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *