-->

Na última rodada do Brasileirão de 2023, Vasco e Bahia escaparam do rebaixamento e completaram a lista de participantes da primeira divisão em 2024. Dos 17 campeões brasileiros, 13 estarão presentes na próxima edição. Apesar do volume de vencedores, o título não vem mudando tanto de endereço. Nos últimos dez anos, apenas cinco clubes ergueram a taça: Palmeiras (4), Corinthians (2), Flamengo (2), Cruzeiro (1) e Atlético-MG (1). Atual bicampeão, o alviverde paulista tentará um feito só alcançado pelo São Paulo, tricampeão nos pontos corridos entre 2006 e 2008. Para isso, deve contar com um orçamento bilionário, assim como o Fla, que deve seguir tendo a maior receita do país.

Vitória amplia participação da região

Após duas edições com apenas dois nordestinos presentes, a região terá um time mais em 2024. Consolidado, o Fortaleza disputará a Série A pela 6ª vez seguida, o recorde da região neste modelo, enquanto o Bahia escapou da queda na última rodada. Agora, a dupla terá a companhia do Vitória, que conquistou a Série B. Portanto, teremos o clássico Ba-Vi no Brasileirão após seis anos! Porém, mesmo ressalvando a tradição do leão baiano, que irá para a 40ª participação, vale pontuar que o clube não competia desde 2018. Logo, a “aclimatação”, em termos de competitividade, deve ser um grande desafio.

Em 2024, a Série A segue com 38 rodadas, seis vagas na Libertadores, sendo quatro na fase de grupos (do 1º ao 4º) e duas na fase preliminar (5º e 6º), seis vagas na Sul-Americana (do 7º ao 12º) e quatro rebaixamentos (do 17º ao 20º), além do VAR nos 380 jogos. A próxima competição será realizada de 14 de abril até 8 de dezembro. Veja os 20 clubes abaixo.

Campeonato ainda na Rede Globo

O Brasileirão de 2024 vai marcar o último ano do atual contrato de transmissão na tevê junto ao Grupo Globo, que havia assinado por seis edições partindo de 2019. No caso, com R$ 1,1 bilhão anual pelos pacotes de tevê aberta (Rede Globo) e tevê por assinatura (SporTV), com 40% em cotas igualitárias, 30% por colocação na competição e 30% em jogos transmitidos. Lembrando que este foi o valor original, havendo previsão contratual de reajuste a cada ano.

A partir de 2025 os contratos serão firmados pela liga brasileira de clubes. Hoje, no entanto, existem duas “ligas”, a Libra, com clubes como Flamengo, Corinthians, Bahia e Vitória, e a Forte União, com Flu, Inter e Fortaleza, para citar nomes presentes na próxima Série A. Sem a unificação delas, até este momento, é possível enxergá-las só como blocos comerciais para a negociação de contratos, em vez de uma liga de fato, caso da Premier League da Inglaterra.

Os 20 participantes da Série A de 2024

Via permanência na Série A

1º: Palmeiras (SP); 12 títulos

2º: Grêmio (RS), 2 títulos

3º: Atlético (MG), 3 títulos

4º: Flamengo (RJ), 7 títulos

5º: Botafogo (RJ), 2 títulos

6º: Red Bull Bragantino (SP)

7º: Fluminense (RJ), 4 títulos

8º: Athletico (PR), 1 título

9º: Internacional (RS), 3 títulos

10º: Fortaleza (CE)

11º: São Paulo (SP), 6 títulos

12º: Cuiabá (MT)

13º: Corinthians (SP), 7 títulos

14º: Cruzeiro (MG), 4 títulos

15º: Vasco (RJ), 4 títulos

16º: Bahia (BA), 2 títulos

Via acesso na Série B

1º: Vitória (BA)

2º: Juventude (RS)

3º: Criciúma (SC)

4º: Atlético (GO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *