-->

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), assinou com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), na tarde dessa terça-feira (7), um Termo de Cooperação Técnica para a implantação de cursos a distância na área do turismo.


Conforme o termo, são três cursos a serem implantados: Roteirização Turística no Maranhão (40h); Turismo de Base Comunitária (40h); e Condução de Visitantes em Ambientes Naturais (40h), que estarão à disposição dos candidatos com vocação na área.

Nesse primeiro momento, os cursos em questão, que funcionarão no formato a distância a partir do ano que vem, são direcionados a gestores públicos do turismo, gestores e colaboradores de hotéis, agências de viagens e receptivos, guias de turismo, condutores de passeios e artesãos.

“Essa é uma grande parceria de construção de conhecimento que capacita e possibilita novas oportunidades. Capacitando-se para o turismo, você consegue fazer com que a sua região, o seu município, possa se desenvolver. São muitos os efeitos positivos que surgem a partir disso. Nós pretendemos, num futuro próximo, alcançar todos os municípios turísticos”, destacou a secretária estadual de Turismo, Maria do Socorro Araújo.

O reitor Walter Canales considerou a cerimônia muito proveitosa, tendo em vista unir a Uema e a Setur na assinatura de um acordo em que se realiza um grande trabalho de capacitação de técnicos para atuar em vários municípios na recepção do cidadão que pretende visitar o estado do Maranhão. “É muito importante não apenas ter as belezas naturais, mas também pessoal preparado para receber o turista que vem usufruir desse precioso segmento em nosso estado”, comentou o professor Walter.

De acordo com a secretária Maria do Socorro Araújo, o Governo, através da Setur, já está presente em 9 polos no estado, abrangendo 58 municípios, visando o aprimoramento de habilidades e competências dos profissionais que atuam nas atividades turísticas, aqueles que fazem parte do Mapa do Turismo no Maranhão.

Para ela, a parceria com o Uemanet traz uma nova oportunidade para esses profissionais, e a principal vantagem é a possibilidade do aluno acessar o ambiente virtual de sua própria casa, por meio de seu smartphone ou computador.

Motivada pela participação da universidade na parceria, a coordenadora do Uemanet, professora Lígia Tchaicka, explicou que é muito importante a assinatura desse termo, “porque vamos unir a nossa expertise em educação a distância às experiências da Setur em turismo, bem como juntar esforços para promover essa atividade que já é tão forte no Maranhão, além de alavancar novas regiões para a inclusão de mais municípios”, frisou Lígia. E acrescentou, ressaltando que a Uema vai contribuir com a Setur na produção de todos os conteúdos e desenhos pedagógicos das disciplinas na profusão das videoaulas.

Marcaram presença no evento, o presidente da Instância de Governança do Polo São Luís e secretário Municipal de Turismo de Paço do Lumiar, Benedito Amado dos Santos Pires Filho; o presidente da Instância de Governança do Polo Lagos e Campos Floridos e secretário de Turismo de Pinheiro, Jovane Melo Amorim; o superintendente de Qualificação Profissional da Setur, Antonio José de Castro Filho; os prefeitos dos municípios de Governador Edison Lobão, Geraldo Braga; e o de Guimarães, Osvaldo Gomes, além de secretários municipais de turismo de todo o estado.

“Após ser firmada a parceria, seguiremos com a preparação dos cursos. Já estamos gravando no estúdio do Uemanet e também em campo, para deixar a didática mais interessante. Todos os cursos estão focados no empreendedorismo a partir das atividades turísticas. Esses cursos, inclusive, surgiram a partir das Expedições de Turismo que fazemos nos municípios, o que possibilitou que pudéssemos identificar essas demandas”, explicou Antônio Castro, superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, ressaltando que o edital deve sair até janeiro de 2024.

Pelo programa desenvolvido pela Setur, Mais Qualificação e Turismo, já são mais de 16 mil profissionais qualificados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *