-->

A Operação W.O., conduzida pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (9), desvenda esquema de fraude em licitações relacionadas aos recursos do FUNDEB e do FNS no município de Timbiras. O esquema entre servidores e empresários em favor de uma empresa específica, que venceu duas licitações, é alvo das investigações.

Iniciada a partir de uma representação do Ministério Público de Contas do Estado do Maranhão, a operação revelou irregularidades nos pregões presenciais realizados em 2020. Entre as evidências, destacam-se a manipulação dos certames, apresentação de documentação irregular, ausência de documentos obrigatórios, falsificação de assinaturas e simulação de cotação de preços. Uma das sessões públicas teria ocorrido em feriado nacional.

As fraudes não ocorreram apenas no município de Timbiras, estendendo-se a outros que aderiram às Atas de Registro de Preços geradas pelas licitações. O potencial prejuízo ao erário elevou-se com a adesão dos municípios de Presidente Dutra, São Vicente de Ferrer, Morros, Coelho Neto, Pedro do Rosário e Matões do Norte.

Na ação de hoje, mais de 20 policiais federais cumpriram seis mandados de busca e apreensão na região metropolitana de São Luís. A Justiça Federal determinou o sequestro e bloqueio de bens e valores, suspensão de função pública de um servidor municipal e restrições ao empresário investigado e sua empresa.

Os crimes sob investigação incluem fraude em licitação, peculato, lavagem de capitais e associação criminosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *