-->

Nas primeiras horas desta terça-feira (7), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) iniciou a Operação Alto Escalão, cumprindo oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Recife (PE) e João Pessoa (PB). A ação tem como finalidade desmantelar uma quadrilha de estelionatários que se passava por seis ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dentre eles o Ministro Juscelino Filho (União-MA).

De acordo com a investigação, os criminosos clonavam perfis de WhatsApp das autoridades, utilizando suas imagens, nomes e informações de fontes públicas. Assim, entravam em contato com diretores e presidentes de órgãos públicos e privados, solicitando ajuda em situações diversas, muitas vezes com a solicitação de transferências via Pix para supostas pessoas necessitadas.

Entre as autoridades identificadas como vítimas da quadrilha estão:

Juscelino Filho (Comunicações)
Camilo Santana (Educação)
Renan Filho (Transportes)
Rui Costa (Casa Civil)
Luiz Marinho (Trabalho)
Carlos Lupi (Previdência Social)

Os criminosos conheciam a agenda das autoridades que representavam, o que chamou a atenção dos investigadores. A operação resultou em sete mandados de busca e apreensão em Recife e um em João Pessoa, nos endereços dos suspeitos.

A investigação, que durou seis meses, envolveu a colaboração das polícias civis de Pernambuco e da Paraíba, além de informações dos gabinetes ministeriais. A quadrilha é alvo de acusações de fraude eletrônica e associação criminosa, crimes que podem levar os suspeitos a enfrentar penas de prisão de 4 a 8 anos por cada fraude cometida, bem como de 1 a 3 anos por associação criminosa. A polícia continua trabalhando para identificar mais vítimas e tentando descobrir o lucro obtido com os crimes perpetrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *