-->

O Senado francês aprovou um projeto de lei na última segunda-feira, 30, que proíbe o uso oficial da linguagem inclusiva no país. O texto agora aguarda votação dos deputados, sem data definida.

 

O presidente Emmanuel Macron expressou sua oposição à linguagem neutra, afirmando que, em francês, o masculino é considerado neutro.

Ele enfatizou a importância de preservar a língua francesa e não seguir as tendências contemporâneas, alegando que não é necessário adicionar pontos ou hifens no meio das palavras para torná-las legíveis.

Macron também destacou a necessidade de manter as bases da gramática francesa, ao mesmo tempo em que promove a inovação na língua.

“Precisamos deixar de viver esta língua, de se inspirar nos outros, de roubar palavras, inclusive do outro lado do mundo (…) para continuar a inventar, mas também para manter os seus alicerces, os fundamentos da sua gramática”, disse Macron.

A iniciativa do Senado visa anular a validade de documentos que usem a linguagem inclusiva, que introduziu novos termos, como “iel” para substituir os pronomes “il” (ele) e “elle” (ela).

One thought on “Com apoio de Macron, senado da França proíbe uso oficial de linguagem neutra

  1. Caro Informante,
    Será que não tem nada mais importante para ser tratado pelo Macron?
    O mundo pegando fogo e o cara preocupado em substituir pronomes de gramática francesa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *