-->

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciará nesta terça-feira (10), o julgamento de ações associadas a irregularidades que supostamente foram cometidas durante a campanha eleitoral do ano passado pelos ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Três ações de investigação judicial eleitoral serão analisadas, todas buscando a inelegibilidade de Bolsonaro, com acusações de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, crimes eleitorais previstos na legislação. As ações investigam a conduta de Bolsonaro nos palácios do Planalto e da Alvorada. Vale lembrar que ele já se encontra inelegível, e uma nova condenação nesse sentido é possível.

Ao todo, 17 ações foram abertas contra o ex-presidente durante o processo eleitoral do ano passado. As três que serão julgadas nesta terça-feira foram movidas pela coligação Brasil da Esperança, que apoiou Lula, e pelo PDT, partido do ex-candidato Ciro Gomes.

Na próxima semana, a partir de 17 de outubro, Lula enfrentará acusações de suposto uso indevido dos meios de comunicação. No primeiro caso, a alegação é que a chapa do presidente promoveu notícias fraudulentas e omitiu informações sobre o caso do tríplex, que resultou na condenação de Lula, posteriormente anulada pelo Supremo Tribunal Federal. Essas ações foram movidas pela coligação Pelo Bem do Brasil, que apoiou Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *